Travel Unravelled: As suas perguntas respondidas

Bem-vindo à terceira edição do Travel Unravelled! Estamos de volta para dar conselhos de viagem à nossa comunidade de viajantes globais. Desta vez, estamos a falar de encontros durante a viagem – como lidar com romances em albergues, dizer adeus e histórias de quem fez com que funcionasse.

Também analisamos como as preferências de viagem mudam à medida que se viaja mais e se envelhece, incluindo dicas para escolher um hostel que se adeqúe à sua vibração.

Como é que se namora quando se viaja tanto? Sais com pessoas quando estás fora?

A resposta curta a esta pergunta é “não”, pois tenho estado solteira durante a maior parte dos últimos sete anos. Mas sim, já saí com pessoas enquanto viajava e até tive alguns dos melhores encontros da minha vida ao longo do caminho. Uma vez, fui a um encontro do Hinge em Cracóvia, onde conheci alguém com quem tinha feito um match, mas que não tinha conseguido encontrar quando estavam em Berlim. Bebemos a obrigatória e estranha cerveja do primeiro encontro e depois partimos para explorar a cidade juntos – participámos numa excursão a pé, partilhámos pierogi, andámos de bar em bar pelo bairro judeu e acabámos a noite a ver o trompetista aparecer na janela da praça principal. O encontro durou 14 horas no total.

Também passei três semanas no que só pode ser descrito como a “villa da Ilha do Amor” do México. O hostel tinha uma piscina, flamingos cor-de-rosa insufláveis, um bar e um terraço no telhado. Quase toda a gente estava “acoplada”, saíamos para a festa todas as noites e tínhamos uma reunião na manhã seguinte para pôr as últimas fofocas em dia. O rapaz com quem me “juntei” era latino com um inglês limitado e pensava que o meu espanhol era MUITO melhor do que é. Apesar das barreiras linguísticas, tornámo-nos íntimos e passávamos os dias na praia antes de sairmos para as discotecas à noite. O nosso breve romance terminou quando ele me deixou abruptamente para ir fazer surf noutra parte do México. Chorei na paragem de autocarro e deitei fora o colar que ele me fez… antes de me questionar quando é que me tornei no tipo de pessoa que usa colares de conchas.

Curiosamente, mais tarde comecei a namorar com outro rapaz que tinha conhecido no mesmo hostel, na Europa. Namorámos à distância, mas tivemos dificuldade em fazer com que resultasse. Muitos casais põem a sua relação à prova quando vão de férias juntos. Para nós, foi ao contrário. Criámos laços enquanto viajávamos e depois tivemos de trabalhar para incorporar a vida quotidiana, os amigos e o trabalho na nossa relação. No final, os nossos estilos de vida não combinavam e separámo-nos.

Penso que o mais complicado de manter vivos os romances de viagem – para além das óbvias dificuldades logísticas – é que as pessoas tendem a ser a melhor versão de si próprias quando viajam, sem as pressões do trabalho, da família, dos amigos e da vida quotidiana. Não é invulgar cruzarmo-nos com alguém que conhecemos em viagem e sentirmos uma vibração muito diferente quando o encontramos em casa. Por vezes, há a esperança de que uma aventura se transforme em algo mais sério, outras vezes é divertido aproximar-se de alguém, nem que seja por um dia.

Ainda falo com alguma das pessoas acima referidas? Não. Já chorei muitas lágrimas por causa delas? Sem dúvida. Mas continuo a recordar com carinho o tempo que passámos juntos e voltaria a fazê-lo num abrir e fechar de olhos. Para terminar, devo dizer que o facto de a minha vida amorosa ser caótica não significa que não se possa fazer com que funcione. Eu sou a prova viva disso. Os meus pais conheceram-se num hostel nas ilhas gregas nos anos 80, o meu pai trabalhava como empregado de bar e a minha mãe era uma mochileira americana. Passados 34 anos, ainda estão casados. Os romances de viagem podem ser um turbilhão, altamente emocionais e muito obscuros, mas continuo a ter fé que um dia encontrarei o meu par. Até lá, as minhas DMs estão abertas.

Como é que a sua experiência de viagem mudou ao longo dos anos?

Penso que a minha experiência de viagem evoluiu em paralelo com a evolução da minha vida em geral. Ao longo dos meus 20 anos, tornei-me muito mais sintonizada com o que gosto e o que não gosto, o que valorizo, as pessoas de quem gosto de me rodear e o que me traz alegria. O mesmo se aplica às minhas viagens.

Quando comecei a viajar, no início dos meus 20 anos, sentia-me atraído pelas grandes pousadas de festa. Participava alegremente em pub crawls todas as noites, ficava fora até às 4 da manhã, bebia shots de tequila e fazia tudo de novo no dia seguinte. Também filtrei as minhas pesquisas de hostels para encontrar a opção mais barata e não tive qualquer problema em escolher o dormitório barato de 16 camas. Uma das minhas primeiras viagens a solo incluiu uma semana em Budapeste, festejando todas as noites com o grande grupo de hostels de festa da cidade. Diverti-me imenso a explorar os eclécticos bares em ruínas da cidade, a conhecer novas pessoas de todo o mundo, a aprender sobre a história da cidade e a fazer a minha primeira tatuagem por capricho. Essa viagem foi um momento decisivo na minha vida que despertou o meu amor pelas viagens. Prolonguei a minha estadia dia após dia até quase ter falhado a data de início do meu trabalho em Londres, tendo regressado na noite anterior e começado a trabalhar de ressaca e sem voz. Quase aceitei a oferta de voluntariado do hostel e abandonei completamente o meu trabalho em Londres, mas senti que o meu fígado não aguentava depois de oito dias inteiros a beber.

Agora que estou a chegar aos 30 anos, tudo isso mudou consideravelmente. Continuo a gostar de uma boa noitada, mas, como a maioria das pessoas na casa dos 20 anos pode constatar, o meu corpo já não é capaz de aguentar isso noite após noite – e nem sequer consigo olhar para um shot de tequila sem me sentir mal (obrigado, México). Quando se trata de escolher um hostel, agora filtro pela melhor classificação e tento ficar com um dormitório muito mais calmo de 4-8 pessoas. Dito isto, criei agora um conjunto específico de critérios para encontrar hostels que, com sorte, vou adorar e fazer amigos íntimos. Todos os meus hostels preferidos tendem a ser pequenos (20-30 pessoas), com uma área comum central. Têm um bar ou um frigorífico para bebidas no local, ou um jantar de família para incentivar as pessoas a misturarem-se e a conversarem. Se ouço a palavra “party hostel”, vou na direção oposta.

Em termos do que procuro nas viagens em geral, agora prefiro afastar-me das multidões, para poder conhecer viajantes experientes, desfrutar da natureza, ter uma melhor ideia do que é realmente um país e sair cada vez mais da minha zona de conforto. Encontrar um sítio com uma grande cena de festa ou um sítio que sirva os turistas é menos importante para mim agora. Sinto-me mais capaz de viajar sozinha para lugares onde não se fala muito inglês, onde é impossível encontrar um autocarro ou onde é melhor deixar o telemóvel ou a carteira em casa. Isto mantém as viagens frescas e excitantes e permite-me continuar a ver novos cantos do mundo. Uma coisa que se tem mantido fiel ao longo da última década é o quanto gosto de conhecer pessoas novas. Essa continua a ser a principal coisa que ainda aprecio nas viagens.

Esperamos que tenha gostado de ouvir os altos e baixos do mundo dos encontros de viagem e que se sinta entusiasmado com o rumo que a sua viagem lhe vai dar. Se tiver a sua própria pergunta sobre o Travel Unravelled, envie-nos uma mensagem no Instagram @hostelworld. Gostaríamos muito de o ouvir!

Descarregue a aplicação Hostelworld para começar a conhecer pessoas a partir do momento em que faz a reserva

Também pode gostar…

Viagens Desvendadas: As suas perguntas respondidas

Dicas de um viajante LGBTQ para fazer amigos para toda a vida enquanto viaja sozinho

Get the App. QRGet the App.
Get the App. QR  Get the App.